Dicas e truques

Nós preparamos uma série de dicas sobre preservação, limpeza e cuidados para estofados,tapetes e carpetes.
Estes segredinhos são ótimos e ajudarão você nas emergências diárias. Confira!

Veja também
  • Limpeza de Estofados
  • Impermeabilização
  • Seção de Vídeos
  • Limpeza de Tapetes
  • Antes e Depois

Mude os tapetes de posição a cada 3 meses. Além de mudar o visual de seu ambiente, serve principalmente para igualar os desgastes.

Vire as almofadas dos sofás no mínimo duas vezes por mês. Essa dica serve também para colchões. Evita que fiquem “marcados”.

Evite a exposição dos seus tapetes, carpetes e estofados ao sol. A secagem é mais rápida, mas causa estragos nas cerdas dos tecidos.

Faça uma boa aspiração a cada 15 dias. Tapetes e estofados com pelos de animais devem ser escovados antes aspirar.

Para recuperar o brilho do seu tapete, use um pano umedecido em uma solução de 1 copo de vinagre branco diluído em 5 copos de água. Aspire antes e depois.

Caso derrame vinho no tapete ou no estofado, seque imediatamente o excesso com papel toalha e depois passe um pano umedecido com detergente neutro.

Tapetes jamais podem ser guardados ensacados, pois, mofam com muita facilidade.

Tapetes que ficam guardados enrolados tendem a ficar marcados. Podem inclusive ocasionar quedas, por isso, coloque objetos pesados nas extremidades por algumas horas.

Para remover chiclete do seu tapete, coloque sobre ele uma pedra de gelo. Assim que o gelo derreter, remova a goma com uma espátula.

Para evitar maus odores no carro, prepare seis sachês de TNT com café e esconda-os por dentro do carro. Troque-os a cada 6 meses.

Carregue sempre dentro do carro um pouco de detergente neutro e um pano limpo para uma limpeza ráoida e imediata, evitando assim a formação de manchas. Mas o ideal, é que os bancos sejam impermeabilizados.

Nunca tente lavar estofados em casa. Desse modo, fará uma espuma muito densa e tende a ter grandes quantidades de ácaros que mancham o tecido, formando manchas semelhantes a um mapa, escura nas bordas e amareladas no centro.

Para manchas de sangue ou vinho em colchões e estofados, coloque imediatamente um cubo de gelo sobre a mancha. Na medida em que for derretendo, vá absorvendo o líquido com papel toalha e quando tiver removido o máximo possível, aplique sobre a mancha um pouco de Água Oxigenada Volume 20.

Vinho tinto em tapete de sisal? Limpe com um pano embebido em vinho branco.